Existe certa confusão entre os termos: LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA. Geralmente são conceituais e pode-se dizer que se trata de mesma conduta. A Lipoaspiração é o recurso utilizado para a confecção da Lipoescultura (independentemente se realizada somente a retirada da gordura ou a sua reintrodução em outras áreas).

A leitura destas observações sobre a cirurgia de LIPOASPIRAÇÃO E LIPOESCULTURA servirá para esclarecê-lo (a) sobre os detalhes que certamente estão lhe interessando no momento. Existem informações errôneas quanto a esta cirurgia, informações essas geradas por casos excepcionais de pacientes operadas em condições adversas a normalidade. Deixe que seu cirurgião plástico o (a) informe sobre a conveniência de associá-la a outra (s) cirurgia (s) e pondere bastante sobre as vantagens e desvantagens de tal associação. Normalmente, as seguintes perguntas são feitas pelos (as) pacientes ao seu cirurgião plástico, por ocasião da consulta inicial:

 

PERGUNTAS MAIS COMUNS

Quantos quilos vou emagrecer com a lipoescultura?

Sendo uma cirurgia que retira determinada quantidade de gordura, evidentemente haverá uma redução no peso, que varia de acordo com o volume corporal de cada paciente. Não são, entretanto, os "quilos" retirados que definirão o resultado estético, mas sim as proporções que cada área determinada mantenha com o restante do corpo.

A lipoescultura deixa cicatriz muito visível?

As cicatrizes resultantes de uma lipoescultura ou lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 5 a 8 milímetros e são planejadas para ficar pouco visíveis.

Em quanto tempo atingirei o resultado definitivo?

Com o decorrer dos meses tendo-se realizado as devidas drenagens linfáticas e os exercícios orientados para modelagem vai-se gradativamente atingindo o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de 6 a 9 meses do pós-operatório.

A lipoaspiração corrige aquele excesso de gordura sobre a região do estômago?

Geralmente sim. Dependendo do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome) poderemos ter um resultado bastante natural.

Qual o tipo de maiô que poderei usar após a cirurgia?

Fica a seu critério. Seu manequim lhe dirá.

Poderei ter filhos futuramente? O resultado não ficará prejudicado?

O resultado poderá ser preservado desde que na nova gestação seu peso seja controlado por especialista. Se você voltar ao seu peso anterior e sua pele não apresentar flacidez e estrias decorrentes da gravidez as formas obtidas serão mantidas.

O Pós-operatório da lipoaspiração é muito doloroso?

Geralmente não. Uma lipoaspiração ou lipoescultura de evolução normal não deve apresentar dor desde que obedecidas as orientações pós-operatórias. Eventuais incômodos são resolvidos com a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios.

Há perigo nesta operação?

Raramente a lipoaspiração traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras.

Que tipo de anestesia é utilizada para esta operação?

Anestesia geral, peridural ou local assistida.

Quanto tempo dura o ato cirúrgico?

Dependendo da extensão das áreas a serem tratadas o tempo varia de uma a 3 horas, podendo ser ultrapassado em alguns casos.

Qual o período de internação?

12 horas até um dia.

São utilizados curativos?

Sim. Curativos semi-compressivos com cintas especiais mantidos por um período de 45 a 60 dias, em média.

Quando são retirados os pontos?

Do 5º ao 7º dia.

Quando poderei tomar banho completo?

Geralmente no 2º ou 3º dia seguinte a cirurgia.

Qual a evolução pós-operatória?

Poderá lhe ocorrer alguma preocupação no sentido de "desejar atingir o resultado final antes do tempo previsto". Seja paciente, pois seu organismo se encarregará de dissipar todos os pequenos transtornos intermediários que infalivelmente chamarão a atenção de alguma de suas amigas, que não se furtará a observação: "SERÁ QUE ISTO VAI DESAPARECER MESMO?”. É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião plástico, e somente a ele, que lhe dará os esclarecimentos necessários para sua tranquilidade.

RECOMENDAÇÕES

PRÉ-OPERATÓRIO

• Comunicar-se com seu cirurgião plástico até uma semana antes da cirurgia em caso de gripe, período menstrual, indisposição, etc.
• Internar-se no hospital indicado na guia, obedecendo ao horário de internação.
• Evitar bebidas alcoólicas ou refeições muito lautas na véspera da cirurgia.
• Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, que eventualmente esteja fazendo uso, por um período de 15 dias antes do ato cirúrgico. Isto inclui também os diuréticos.
• Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros por um período aproximadamente de 7 a 10 dias.

PÓS-OPERATÓRIO

• Evitar esforços por 10 dias.
• Levantar-se tantas vezes quanto lhe for recomendado por ocasião da alta hospitalar, obedecendo aos períodos de permanência sentado (a), assim como evitar ao máximo esforços maiores.
• Não se exponha ao sol ou friagem, por um período mínimo de uma semana.
• Obedecer à prescrição médica.
• Voltar ao consultório para os curativos subsequentes, nos dias e horários estipulados.

Provavelmente você estará se sentindo tão bem a ponto de esquecer-se que foi operada recentemente. Cuidado! A euforia poderá levá-lo (a) a um esforço inoportuno, o que determinará certos transtornos. Vale ressaltar que entre o 3º e o 5º dia pós-operatório poderá haver uma discreta depressão emocional ou mesmo física. Isto é previsto e explicável pela recuperação do seu organismo em prol da sua fisiologia corporal.

Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases. Tire com o seu cirurgião plástico, e somente com ele, quaisquer dúvidas que possam advir.

Alimentação normal (salvo em casos especiais). Recomendamos alimentação hiperproteica (carnes, ovos, leite), assim como o uso de frutas.

Aguarde para fazer sua "dieta ou regime de emagrecimento", após a liberação médica. A antecipação desta conduta por conta própria poderá determinar consequências difíceis a serem sanadas.